Dinheiro Brasileiro

Dinheiro Brasileiro 1.0

Confira os recursos de segurança das cédulas do Real para evitar notas falsas

Dinheiro Brasileiro é um aplicativo do Banco Central do Brasil que ensina quais são os recursos de segurança das cédulas válidas no país. Ler descrição completa

PRÓS

  • Inclui as duas famílias de cédulas
  • Usa a câmera do aparelho

CONTRAS

  • Navegação um pouco confusa
  • Não inclui a cédula de plástico de 10 reais
  • Poderia contar a história das notas

Razoável
6

Dinheiro Brasileiro é um aplicativo do Banco Central do Brasil que ensina quais são os recursos de segurança das cédulas válidas no país.

Use a câmera para checar suas notas

Tire uma foto da nota que o programa identifica qual ela é. O Dinheiro Brasileiro lista tanto as cédulas da primeira família quanto da segunda família, de 2010. Ficaram de fora a nota de plástico lançada em 2000 e a primeira de um real, descontinuada.

Importante, o aplicativo não identifica se você tem uma nota falsa ou não. O Dinheiro Brasileiro só indica os recursos de segurança usados na confecção da cédula, em seus dois lados - anverso e reverso para os numismatas. Elementos fluorescentes, em alto-relevo, detalhes escondidos, micro-impressões, marcas d'água, fio de segurança e faixa holográfica.

O Banco Central não incluiu outros recursos como história das notas e moedas usadas no Brasil, também não tira dúvidas sobre as características das moedas.

Uso simples

Apesar de ter poucas opções, o Dinheiro Brasileiro pode parecer um pouco confuso no início, a função do ícone da efígie da República não é muito evidente: abrir a função de câmera. Não há um botão para voltar à tela inicial. Mesmo assim, a falta de recursos facilita o uso do app.

Potencial interessante

O Dinheiro Brasileiro é um aplicativo limitado que no geral cumpre o seu papel. Apesar de faltarem seções informativas complementares, a navegação atual do app é algo que deveria ser repensada antes de incluir qualquer novo recurso.

Conheça melhor as cédulas brasileiras e aprenda a identificar os diversos itens de segurança presentes nas duas famílias de cédulas do Real. Para isso, utilize a câmera do seu dispositivo para identificar uma cédula ou selecione uma na galeria de cédulas. Em seguida, veja a localização e a descrição de cada item de segurança: Marca d’Água, Faixa Holográfica, Alto-Relevo, Número Escondido, Imagem Latente, Registro Coincidente, Elementos Fluorescentes, Quebra-Cabeça, Número que Muda de Cor e Fio de Segurança. ATENÇÃO: Esse aplicativo não analisa a autenticidade da cédula, apenas ajuda a identificar e conhecer os itens de segurança.